A constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pastor Antônio Nunes de Carvalho no município de Alto Rio Novo/ES (1986-2017) / The constitution of the Elementary and Secondary Education State School Pastor Antônio Nunes de Carvalho in the municipality of Alto Rio Novo/ES (1986-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72379

Palavras-chave:

Ensino Médio, História das instituições, História da Educação / High School, History of institutions, History of Education

Resumo

O presente artigo insere-se no campo de estudos da História da Educação, de modo amplo e da História das instituições escolares, em particular. Investiga a constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pastor Antônio Nunes de Carvalho” (1986-2017), localizada no município de Alto Rio Novo-ES, buscando compreender a sua atuação junto ao público local no âmbito do Ensino Médio. Fundamenta-se nos pressupostos de Nosella e Buffa (2016), Silva (2009), Arroyo (1992), Paro (2001), Esteban (2009) e Freire (2013). A metodologia pautou-se no pensamento de Marc Bloch (2001) e Lopes e Galvão (2001) para quem a operação historiográfica baseia-se na multiplicidade e interrogação de fontes. O corpus documental compôs-se de questionários, fotografias e documentos impressos. A escola investigada, no decorrer de seu percurso histórico, assumiu, para os sujeitos escolares, importância basilar no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, preparando-os para a vida em sociedade.

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This paper is inserted in the broad field of History of Education studies, and in the specific field of History of school institutions. It investigates the constitution of the Elementary and Secondary Education State School “Pastor Antônio Nunes de Carvalho” (1986-2017), located in the city of Alto Rio Novo-ES, seeking to understand its operation with the local public in the High School. It is based on the assumptions of Nosella and Buffa (2016), Silva (2009), Arroyo (1992), Paro (2001), Esteban (2009) and Freire (2013). The methodology was based on the thinking of Marc Bloch (2001), and Lopes and Galvão (2001), for whom the historiographical operation is based on the multiplicity and interrogation of sources. The documentary corpus consisted of questionnaires, photographs and printed documents. The investigated school, during its historical course, assumed, for school subjects, a fundamental importance in the development of students' criticality, preparing them for life in society. 

Biografia do Autor

Rainei Rodrigues Jadejiski, Secretaria de estado da Educação do Espírito Santo

Rainei Ed Campo: Licenciado em: Geografia (Faculdade Castelo Branco - FCB, 2010); História (FCB, 2013); Pedagogia (Centro Universitário Internacional - UNINTER, 2018) e; Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, 2018).
Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2019). Atualmente é coordenador pedagógico do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca - CEIER-AB/ES. Desenvolve estudos na Educação do Campo e na História da Educação.

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora Adjunto-A do Quadro Permanente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua nas áreas de História da Educação, Ensino de História e Formação e prática de professores.

 

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Jadejiski, R. R., & Luiz, M. L. (2020). A constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pastor Antônio Nunes de Carvalho no município de Alto Rio Novo/ES (1986-2017) / The constitution of the Elementary and Secondary Education State School Pastor Antônio Nunes de Carvalho in the municipality of Alto Rio Novo/ES (1986-2017). Revista De História E Historiografia Da Educação, 4(10), p. 184–206. https://doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72379

Edição

Seção

Fluxo Contínuo