Open Journal Systems

A constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pastor Antônio Nunes de Carvalho no município de Alto Rio Novo/ES (1986-2017) / The constitution of the Elementary and Secondary Education State School Pastor Antônio Nunes de Carvalho in the municipality of Alto Rio Novo/ES (1986-2017)

Rainei Rodrigues Jadejiski, Miriã Lúcia Luiz

Resumo


O presente artigo insere-se no campo de estudos da História da Educação, de modo amplo e da História das instituições escolares, em particular. Investiga a constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pastor Antônio Nunes de Carvalho” (1986-2017), localizada no município de Alto Rio Novo-ES, buscando compreender a sua atuação junto ao público local no âmbito do Ensino Médio. Fundamenta-se nos pressupostos de Nosella e Buffa (2016), Silva (2009), Arroyo (1992), Paro (2001), Esteban (2009) e Freire (2013). A metodologia pautou-se no pensamento de Marc Bloch (2001) e Lopes e Galvão (2001) para quem a operação historiográfica baseia-se na multiplicidade e interrogação de fontes. O corpus documental compôs-se de questionários, fotografias e documentos impressos. A escola investigada, no decorrer de seu percurso histórico, assumiu, para os sujeitos escolares, importância basilar no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, preparando-os para a vida em sociedade.

***

This paper is inserted in the broad field of History of Education studies, and in the specific field of History of school institutions. It investigates the constitution of the Elementary and Secondary Education State School “Pastor Antônio Nunes de Carvalho” (1986-2017), located in the city of Alto Rio Novo-ES, seeking to understand its operation with the local public in the High School. It is based on the assumptions of Nosella and Buffa (2016), Silva (2009), Arroyo (1992), Paro (2001), Esteban (2009) and Freire (2013). The methodology was based on the thinking of Marc Bloch (2001), and Lopes and Galvão (2001), for whom the historiographical operation is based on the multiplicity and interrogation of sources. The documentary corpus consisted of questionnaires, photographs and printed documents. The investigated school, during its historical course, assumed, for school subjects, a fundamental importance in the development of students' criticality, preparing them for life in society. 


Palavras-chave


Ensino Médio; História das instituições; História da Educação / High School; History of institutions; History of Education

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v4i10.72379

Apontamentos

  • Não há apontamentos.