Evolução e condições do trabalho docente no Brasil do século XX / Evolution and conditions of teaching work in Brazil of the twentieth century
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i9.68496Palavras-chave:
Trabalho docente, História da educação, Salários / Teaching work, History of education, SalaryResumo
Este texto aborda os principais acontecimentos da educação brasileira ao longo do século XX. Trata-se de uma análise bibliográfica das transformações político-econômicas e sua correlação com a educação e o trabalho docente. Parte-se de uma abordagem histórico-critica, para compreender as condições de profissionalização ou proletarização da atividade docente, passando pela consolidação de suas representações de classe até o final do século. Apesar da história da profissionalização docente, assim como toda a história, não transcorrer de forma linear, a consolidação de direitos laborais expressam, em maior ou menor grau, a gradativa expansão dos direitos sociais, especialmente os que têm no investimento em educação enquanto politica pública, uma esperança de desenvolvimento econômico.
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This text addresses the main events of Brazilian education throughout the 20th century. It is a bibliographical analysis of political-economic transformations and their correlation with education and teaching work. It starts from a historical-critical approach, to understand the conditions of professionalization or proletarianization of the teaching activity, passing through the consolidation of its class representations until the end of the century. Although the history of teacher professionalization, as well as all of history, does not proceed in a linear way, the consolidation of labor rights express, to a greater or lesser extent, the gradual expansion of social rights, especially those that have in the investment in education as a public policy , a hope of economic development.