Memórias postadas, histórias compartilhadas: a educação rondoniense nas páginas do Facebook / Posted memories, shared stories: Rondonian education on the Facebook pages

Autores

  • Robson Fonseca Simões Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i8.64513

Palavras-chave:

Memórias digitais, Redes sociais virtuais, Página do Facebook, História da Educação rondoniense / Digital memories, Virtual social networks, Facebook page, History of rondonian Education

Resumo

Numa tentativa de trazer para o debate as postagens dos estudantes que também transitam na web, este estudo traz para a discussão os posts que circulam no Facebook, mais especificamente na Página da Escola Duque de Caxias, Página do Colégio Carmela Dutra e Página do Colégio Barão de Solimões de Porto Velho, estado de Rondônia, procurando destacar que os registros compartilhados, possíveis fontes para a historiografia da educação, mantêm acesas a memória e as vivências compartilhadas de participação dos usuários junto à vida escolar. Quais as histórias escolares mais lembradas? Conhecer sobre as histórias dessas escolas pode ser um caminho para tentar compreender os sentidos atribuídos à memória das experiências manifestadas através dos relatos dos sujeitos. Os usuários desempenham papéis indicadores de parâmetros culturais que condicionam as ações cotidianas, as representações e lugares. Cabe à tela, a capacidade de conceder um brilho à vida recriada no espaço midiático, no qual produtores e receptores manejam a linguagem, com vistas à produção de sentidos, demandando novas interpretações. Valho-me dos estudiosos Certeau (1982), Chartier (2002), Lèvy (1999) e Sibilia (2008) instigando-me a pensar que essas postagens representam valores culturais, criatividades cotidianas, práticas sociais para a produção e significação das histórias escolares, ampliando, os repertórios de fontes para a História da Educação rondoniense.

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In an attempt to bring to the debate the postings of students who also travel on the web, this study brings to the discussion the posts circulating on Facebook, more specifically the Page of the Duque de Caxias School, Page of the College Carmela Dutra and Page of the College Barão de Solimões of Porto Velho, state of Rondônia, seeking to emphasize that shared records, possible sources for the historiography of education, keep alive the memory and the shared experiences of users' participation in school life. Which school stories are most remembered? Knowing about the stories of these schools can be a way to try to understand the senses attributed to the memory of the experiences manifested through the subjects' reports. Users play the role of indicators of cultural parameters that condition daily actions, representations and places. It is the capacity to give a brightness to the life recreated in the media space, in which producers and receivers manage the language, with a view to the production of senses, demanding new interpretations. I think the researchers Certeau (1982), Chartier (2002), Lèvy (1999) and Sibilia (2008) help me to that these postings represent cultural values, everyday creations, social practices for the production and signification of school histories, amplifying, the repertoires of sources for the History of the rondonian Education.

Biografia do Autor

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ)

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ (2018/2019), com bolsa PNPD/CAPES na supervisão da professora titular Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot; intercâmbio científico de Pós-doutorado na Universidade de Alcalá, Espanha, na supervisão do professor titular Dr. Antonio Castillo Gómez, junto ao seu grupo de pesquisa Leitura, Escrita e Alfabetização (LEA). Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE/UNIR) na linha de pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Foi professor pesquisador I da CAPES (2016/2018) junto à Diretoria de Educação a Distância, UNIR/DIRED/UAB. Foi coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, programa de formação continuada do governo federal (2014/2015). Atualmente é coordenador adjunto do Curso de Extensão universitária (2017/2019) intitulado Educação Financeira para Jovens e Adultos: ações formativas e investigativas na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem. Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: Educação, Cultura e Linguagens; Ações pedagógicas e as novas tecnologias, Histórias escolares e cultura digital. Autor de livros, artigos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Tem apresentado trabalhos no CONEDU (Congresso Nacional de Educação); SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDES DA UERJ (As Redes Educativas e as Tecnologias); COLE (Congresso de Leitura do Brasil), CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica); SEMIEDU (Seminário de Educação) e no EDAPECI (Educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Simões, R. F. (2019). Memórias postadas, histórias compartilhadas: a educação rondoniense nas páginas do Facebook / Posted memories, shared stories: Rondonian education on the Facebook pages. Revista De História E Historiografia Da Educação, 3(8), p. 198–220. https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i8.64513

Edição

Seção

Fluxo Contínuo