A Escola Americana de Curitiba (1891-1930): uma filial da Escola Americana de São Paulo / The American School of Curitiba (1891-1930): a branch of the American School of São Paulo

Autores

  • Ivanilson Bezerra Silva Faculdade de Tietê - Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.60061

Palavras-chave:

Horace Lane, Mary Dascomb, Elmira Kuhl, Escola Americana, Curitiba / Horace Lane, American School, Curitiba

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar que a Escola Americana de Curitiba dirigida pelas missionárias Mary Dascomb e Elmira Kuhl fazia parte da rede de escolas organizadas pelo educador Horace Lane. As fontes analisadas sugerem que tais missionárias estavam subordinadas às orientações pedagógicas e supervisão da Escola Americana de São Paulo. Esta tornou-se a base para a compreensão de outras escolas americanas implantadas no Brasil durante a atuação de Horace Lane como diretor e supervisor da obra educacional da Igreja Presbiteriana norte-americana. Postulamos que Horace Lane formou uma rede de escolas, principalmente, em cidades que contavam com o apoio de maçons, republicanos, presbiterianos e de pessoas ligadas a sua rede de sociabilidade. No caso de Curitiba, a escola foi organizada por causa do núcleo presbiteriano organizado no ano de 1884 e por causa da relação do educador com as referidas missionárias. Como parte da rede de escolas, a Escola Americana de Curitiba, de confissão de fé presbiteriana, concorria com as escolas de outras denominações religiosas que compunham o campo educacional paranaense.

* * *

This article aims to show that the American School of Curitiba led by the missionaries Mary Dascomb and Elmira Kuhl was part of the network of schools organized by the educator Horace Lane. The sources analyzed suggest that these missionaries were subordinated to the pedagogical guidelines and supervision of the American School of São Paulo. This became the basis for the understanding of other American schools implanted in Brazil during the performance of Horace Lane as director and supervisor of the educational work of the North American Presbyterian Church. We postulate that Horace Lane formed a network of schools, mainly in cities that had the support of Masons, Republicans, Presbyterians and of people connected to its network of sociability. In the case of Curitiba, the school was organized because of the Presbyterian nucleus organized in the year 1884 and because of the educator's relationship with the said missionaries. As part of the school network, the American School of Curitiba, with a Presbyterian faith confession, competed with schools of other religious denominations that made up the educational field of Paraná.

Biografia do Autor

Ivanilson Bezerra Silva, Faculdade de Tietê - Universidade Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (2005). Mestrado em Educação na USP, em História da Educação e Historiografia (2010). Doutorado em Educação na USP, em História da Educação e Historiografia. Fui professor titular da UNIESP – Faculdade de Sorocaba do Curso de Pedagogia e Professor responsável pelo Grupo de pesquisa em História, sociedade e educação. Membro do grupo de pesquisa: Estudos História da Educação e Religião GEHER (USP) e grupo de pesquisa: Núcleo Multidisciplinar de Estudos do Protestantismo – NUMEP (Mackenzie). Atualmente sou Diretor Geral da Faculdade de Tietê (universidade Brasil) e pós doutorando em educação (USP)

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Silva, I. B. (2019). A Escola Americana de Curitiba (1891-1930): uma filial da Escola Americana de São Paulo / The American School of Curitiba (1891-1930): a branch of the American School of São Paulo. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(6), p. 50–79. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.60061

Edição

Seção

Fluxo Contínuo