Educação em alternância: outras lógicas para a educação no campo / Education in alternation: other logics for education in the field

Autores

  • Simone da Silva Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII http://orcid.org/0000-0002-1570-0857
  • Darieli Daltrozo Ilha Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dileno Dustan Lucas de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.55213

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, História da Educação / Interchange Pedagogy, Rural Education, History of Education

Resumo

A trajetória da Educação do Campo no Brasil é marcada pelo descaso com aqueles que fizeram e fazem do campo seu espaço de vida e trabalho. A imagem histórica que personifica os camponeses os mostra como pessoas que vivem à margem, incultas, atrasadas, alheias à modernidade e que, portanto, necessitariam ser levadas a superar esta situação, sobretudo, através de processos educativos desconectados da realidades destes sujeitos. No entanto, eles não se sujeitaram ou se mantiveram passivos diante desta situação. Uma das estratégias educativas que foram forjadas pelos camponeses foi a Pedagogia da Alternância. Essa teve início na França em 1935 quando um jovem do campo problematizou a escola convencional que não atendia os anseios e as demandas de seu espaço de vida. Isso gerou um novo modelo de escola que atravessou fronteiras e chegou ao Brasil em 1969, começando pelo Espírito Santo e Bahia e depois estendendo-se para outros estados. Sua proposta baseia-se na interação de saberes nos espaços família – escola – comunidade, com foco na formação integral do jovem. Neste artigo nos propomos a refletir acerca das condições adversas que se impõem aos camponeses a partir das cinco lógicas de produzir a não existência (SANTOS, 2003), assim como os contrapontos para cada lógica que, neste artigo, estamos relacionando à Pedagogia da Alternância, que será aqui apresentada com seus princípios, pilares e instrumentos pedagógicos específicos visando a formação integral da juventude rural.

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The trajectory of Rural Education in Brazil is marked by disregard for those who have made and make of the countryside their space of living and working. The historical image that personifies the peasants shows them as people who live on the fringe, uncultured, backward, unrelated to modernity and who, therefore, need to be led to overcome this situation, above all, through educational processes disconnected from the realities of these people. However, they did not submit themselves or remain passive in face of this situation. One of the educational strategies that were forged by peasants was the Interchange Pedagogy. This began in France in 1935 when a countryside young man problematized the conventional school that did not meet the desires and demands of his living space. This generated a new school model that crossed borders and arrived in Brazil in 1969, beginning with Espírito Santo and Bahia and then extending to other states. Its proposal is based on the interaction of knowledge in the family-school-community spaces, focusing on the integral formation of the young person. In this article we propose to reflect on the adverse conditions imposed on the peasants from the five logics of producing non-existence (SANTOS, 2003), as well as the counterpoints for each logic that, in this article, we are connecting it to the Interchange Pedagogy, which will be presented here with its principles, pillars and specific pedagogical instruments objectifying at the integral formation of rural youth.

Biografia do Autor

Simone da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII

Docente de educação básica no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora onde atua nas séries iniciais do ensino fundamental. Possui graduação em Pedagogia (1991) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: educação e territorialidade, conhecimentos tradicionais, currículo e cotidiano escolar.

Darieli Daltrozo Ilha, Universidade Federal de Juiz de Fora/Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tutoria em cursos de graduação e pós graduação à distância. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora MG pesquisando as áreas de Políticas Públicas e Educação do Cam

Dileno Dustan Lucas de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós- Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente sou professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora atuando na graduação e pós graduação. Tenho experiência educacional com crianças e adolescentes em situação de risco onde trabalhei cerca de 12 anos direto na rua e em diversas instituições em Belém (república do pequeno vendedor e FEBEM) e no Rio de Janeiro (diversas ONGs, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente - CRIAM, vice-coordenador da escola João Luiz Aves e no Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas - DEGASE) e com direitos humanos assessorando conselhos tutelares e de direto. Atualmente venho desenvolvendo projetos de Educação do Campo junto a diversas comunidades rurais em especial na zona da mata mineira. Na Faculdade de Educação trabalho com Política Educacional, atuando com os temas: educação, educação e sociedade, educação do campo e movimentos sociais populares e juventude.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

Ribeiro, S. da S., Ilha, D. D., & Souza, D. D. L. de. (2019). Educação em alternância: outras lógicas para a educação no campo / Education in alternation: other logics for education in the field. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(6), p. 205–222. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.55213

Edição

Seção

Fluxo Contínuo