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Professores, redatores e políticos: o lugar de Justiniano de Mello e Silva na imprensa periódica oitocentista

Bárbara da Silva Santos, Cristiano de Jesus Ferronato

Resumo


As pesquisas que refletem sobre os modelos educacionais abordados nos jornais do século XIX contribuem para a construção da História da Educação, pois elas contêm aspectos educacionais que nos permitem entender o contexto atual nesse campo. Nesse ínterim, o presente artigo busca refletir acerca dos agentes participantes dos jornais, destacando Justiniano de Mello e Silva, bem como apresentar a contribuição da imprensa periódica nesse período para as pesquisas em História da Educação. Homens de letras, os redatores da imprensa do século XIX, ao disporem de certo domínio com as palavras, redigiram textos que ultrapassaram a temática da política. Esta pesquisa está inserida no campo referido e, para alcançarmos o objetivo, empregamos o método de levantamento e análise de fontes documentais e bibliográficas, as quais consistiram no jornal “Sete de Março” e em trabalhos que pesquisam sobre redatores, imprensa e educação. Esta metodologia consiste na organização dos documentos a fim de elaborar um mapeamento dos conteúdos.

Teachers, writers and politicians: the place of Justiniano de Mello e Silva in the periodical press of the nineteenth century. The studies that reflect on the educational models covered in the newspapers of the nineteenth century contribue to the construction of the History of Education, for in them context of this field. However, this article aims to reflect on those participating in the newspapers that highlight Justiniano de Mello e Silva, as well as presenting the contribution of the periodical press of this period for research in, Education History. Men of letters, the writers of the press of the nineteenth century, had dominion with the words, they wrote texts that exceeded the subject of politics. This research is inserted in this field, and to achieve the goal, we use the survey method and analysis of documentary and bibliographic sources, which consisted of the newspaper "Seven March" and work researching writers, media and education. This methodology consists in the organization of the documents, in order to prepare a mapping of content. Keywords: Education; Press; Journal Sete de Março; Writers; Sociability.


Palavras-chave


Educação; Imprensa; Jornal Sete de Março; Redatores; Sociabilidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.48834

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