Facing the borderlands
Sandra Cisneros em “House of my own”
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97475Palabras clave:
Sandra Cisneros, Pedagogia engajada, Educação linguística e literatura., Práticas decoloniaisResumen
Este artigo propõe reflexões acerca das possibilidades da literatura produzida por mulheres em interações em língua inglesa, valendo-se da ideia de literatura como aliada na prática de olhares múltiplos sobre o mundo. A relevância da pesquisa está pautada em que, a partir desse cenário, é possível introduzir conceitos decoloniais e não hegemônicos em interações da Língua Inglesa e para tanto, o artigo pretende uma pesquisa a partir do olhar crítico para a autoria de Sandra Cisneros (2020), em “Uma casa toda minha”, de modo a reconhecer as experiências que se estruturam a partir de categorias socialmente construídas, da perspectiva de mundo da autora e narradora. A partir de uma pesquisa bibliográfica, fez-se uma análise interpretativa textual-discursiva do capítulo, assim como, a criação e reflexão de sugestões de interação em sala de aula, que foram realizadas da perspectiva de uma pedagogia engajada, para discutir a dinâmica entre a teoria e a prática em sala de aula de Língua Inglesa de Ensino Médio. Para a fundamentação teórica, destacam-se HOOKS (2013), CANAGARAJAH (2010), KACHRU (1985), FERREIRA (2015) e KILOMBA (2016). Concluiu-se que, ao propor práticas pedagógicas que discutam e questionem tanto a hegemonia da literatura quanto da própria língua, é possível criar acesso e destaque a outras construções de mundo, para estudantes do Ensino Médio, de modo a edificar uma pedagogia engajada que leve em conta a multiculturalidade que envolve os aspectos da Língua.
Citas
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands: the new mestiza = La Frontera. San Francisco: Aunt Lute Book, p. 77, 1987. Disponível em: http://users.uoa.gr/~cdokou/TheoryCriticismTexts/Anzaldua-borderlands-la-frontera.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.
BONNICI, Thomas. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v. 19, n. 1, p. 07-23, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/linguagens-e-suas-tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades. Acesso em: 30 ago. 2021.
BROWN, H. Douglas. Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. White Plains, NY: Pearson, p. 149-162, 2001.
CANAGARAJAH, Suresh; SAID, Selim Ben. English language teaching in the outer and expanding circles. In: MAYBIN, Janet; SWANN, Joan. The Routledge Companion to English Language Studies. Routledge, 2010, p. 157-170.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In:______. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CARRILLO, Karen Juanita. How The Chicano Movement Championed Mexican-American Identity and Fought for Change. History, set. 2020. Disponível em: https://www.history.com/news/chicano-movement. Acesso em: 06 ago. 2021.
CISNEROS, Sandra. A casa na Rua Mango. Porto Alegre: Dublinense, p. 141-142, 2020.
CISNEROS, Sandra. A house of my own. In: The house on Mango Street. New York: Vintage Contemporaries, p. 108, 1984.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, p. 9-73, 2016.
EYSTUROY, Annie O. The House on Mango Street: A Space of Her Own. In: BLOOM, Harold. Sandra Cisneros’s The House on Mango Street. Nova York: Infobase, 2010, p. 61-79. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=RocyMvMgf44C&oi=fnd&pg=PA61&dq=the+house+on+mango+street&ots=HmYIheawLp&sig=96nXdoCUcfX-MQeVQwbBtJ3auT8#v=onepage&q=the%20house%20on%20mango%20street&f=false. Acesso em: 23 mai. 2021.
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015, p. 21-50.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, p. 51-63, 83-104.
JENKINS, Jennifer. English as Lingua Franca: interpretations and attitudes. In: BOLTON, Kingsley; DAVIS, Daniel. World Englishes. Wiley, 2009, p. 200-207. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227663650_English_as_a_Lingua_Franca_interpretations_and_attitudes. Acesso em: 24 mai. 2021.
JORDÃO, Clarissa Menezes. EAL-ELF-EFL-EGL: same difference?. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, p. 13-40, 2014.
KACHRU, B. B. Standards, codification and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. G. (Ed.). English in the World: Teaching and Learning in the Language and Literatures. Cambridge: Cambridge University Press, 1985, p. 11-30.
KILOMBA, Grada. Descolonizando o conhecimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba. 2016. Tradução: Jessica Oliveira. Disponível em: http://www.goethe.de/mmo/priv/15259710-STANDARD.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.
LAZAR, Gillian. Literature and Language: A guide for teachers and trainers. United Kingdom: Cambridge University Press, 2009, p. 14-21.
MIGNOLO, Walter D. Coloniality-The Darker Side of Western Modernity. The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options, p. 1-26, 2011.
NAVARRO, Michelle. Moving Beyond the Chicano Borderlands. TED Talks. Monterey (Califórnia), fev. 2018. Disponível em: https://www.ted.com/talks/michelle_navarro_moving_beyond_the_chicano_borderlands. Acesso em: 05 ago. 2021.
PEDRUZZI, Alana das Neves; SCHMIDT, Elisabeth Brandão; GALLIAZI, Maria do Carmo; PODEWILS, Tamires Lopes. Análise Textual Discursiva: os movimentos da metodologia de pesquisa. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 10, n. 2, p. 591, mai./ago. 2015.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.
QUIRK, Radolph. The English Language in a Global Context. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. G. (Ed.). English in the World: Teaching and Learning in the Language and Literatures. Cambridge: Cambridge University Press, 1985, p. 1-6.
RAJAGOPALAN, R. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 68-70.
Relatório do INEP. CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO: o item cor/raça no censo escolar da Educação Básica. 2015. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/documentos/2015/cor_raca.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.
SEGADE, Gustavo. Toward a Dialectic of Chicano Literature. Mester. California, 1973.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014, p. 147-152.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

