Letramento em avaliação na perspectiva da justiça social para educadores de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94817Keywords:
Português como Língua de Acolhimento, avaliação com crianças, letramento.Abstract
Este artigo traz reflexões sobre a importância do letramento em avaliação na aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com crianças, especialmente no contexto da crescente presença de alunos migrantes internacionais em salas de aula brasileiras. Destaca-se a necessidade de discutirmos a avaliação de línguas adicionais com crianças (Magiolo; Tonelli, 2022) na perspectiva da justiça social (Shohamy, 2022), especialmente de PLAc, para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo os oriundos de contextos migratórios (Freire, 1997; Sampaio; Leite, 2022). A reflexão proposta visa contribuir para a discussão sobre práticas avaliativas mais inclusivas e culturalmente sensíveis, garantindo oportunidades equitativas de sucesso educacional para todos os alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.

