PIBID de língua portuguesa na educação de jovens e adultos: Um olhar para a desigualdade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i2.90625Palavras-chave:
Pibid, Ensino de Português, EJA.Resumo
Objetivamos relatar e discutir uma sequência de aulas de língua portuguesa sobre a temática Desigualdade de Gênero, desenvolvida numa turma do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública, no contexto do Pibid de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás. Com relação à finalidade de ampliar o conhecimento de mundo e a leitura crítica dos alunos, propusemos um ensino dialógico e reflexivo, explorando diferentes gêneros textuais (multimodais) e seu olhar para a temática. Para isso, foram elaborados materiais didáticos que contemplaram as habilidades de oralidade, escuta, leitura e escrita dos alunos. Essa proposta de ensino se mostrou relevante em função de uma demanda dos discentes por atividades de leitura e produção que fossem de seu interesse, estimulassem sua criticidade e ampliasse seu conhecimento da língua em uso nos seus textos. Como resultado, interpretamos que os alunos desenvolveram uma percepção crítica da temática e construíram conhecimentos específicos de língua portuguesa nas suas práticas linguísticas realizadas em sala, expondo e defendendo suas opiniões nas discussões e produções escritas com mais segurança e criticidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

