De Orgulho e Preconceito a The Lizzie Bennet Diaries: Uma adaptação transmidiática
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82235Palabras clave:
The Lizzie Bennet Diaries, Adaptação, Foco Narrativo, Narrativa Transmídia.Resumen
A websérie The Lizzie Bennet Diaries (2012-2013) foi uma adaptação contemporânea do clássico Orgulho e Preconceito (1813), da autora inglesa Jane Austen. A websérie fez uso de diferentes plataformas e mídias para criar sua narrativa, transformando-a, assim, em uma narrativa transmidiática. Este artigo analisa a transposição do foco narrativo de Orgulho e Preconceito, escrito em terceira pessoa usando o recurso de discurso indireto livre, para a narrativa transmídia presente na websérie The Lizzie Bennet Diaries. Na websérie é uma narradora-protagonista que conta grande parte da história e espera-se observar o papel que a narrativa transmídia desempenhou ao complementar o ponto de vista da protagonista. O referencial teórico deste estudo conta com a teoria de adaptação, a narrativa transmídia, e, por fim, estudos quanto ao foco narrativo. A partir da análise feita foi possível notar que, apesar de apresentar distintas mídias e focos narrativos, The Lizzie Bennet Diaries conseguiu brilhantemente explorar e recriar a história que a inspirou graças à narrativa transmídia empregada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

