A complexa relação entre modernidade e capitalismo: uma visão descolonial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78186Palabras clave:
Capitalismo, Colonialidade, Modernidade, Patriarcado, RacismoResumen
Este ensaio trata da relação histórica entre modernidade e capitalismo, assim como das possibilidades para um horizonte de transformação que supere as tradicionais concepções binárias de ver e estar no mundo. Ao contrário do que expõe a esquerda ocidentalizada, propõe-se aqui uma visão crítica decolonial dessa relação. A partir da presente intervenção teórica, discutem-se as consequências políticas de ver a modernidade como um projeto civilizatório ou entendê-la como uma possiblidade entre outras. Por meio dele, portanto, pretendemos estudar de que modo e sob quais categorias conceituamos a relação entre modernidade e capitalismo, um assunto chave para o debate político contemporâneo. Pretendemos pensar em um projeto “transmoderno” que reconheça o colonialismo em sua dimensão subjetiva como requisito para um verdadeiro projeto de descolonização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

