CONSIDERAÇÕES DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA EM UM TEXTO EM PORTUGUÊS DE UM PROFESSOR JURUNA

Autores

  • Lígia Moscardini

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50132

Palavras-chave:

produção de texto, abordagem funcionalista, professor indígena

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem funcionalista nas análises de um texto em português como segunda língua, coletado em oficina de leitura e escrita na escola Kamadu, da etnia juruna, localizada em Mato Grosso-MT. A proposta de texto foi trazida por um professor indígena, que pretendia elaborar um roteiro de vídeo a ser filmado. Por tal motivo, foram feitas orientações para colaborar, ainda que por um curto período, com a alta demanda do ensino de português na escola Kamadu, com enfoque no ensino de leitura e produção de texto, visando o uso e reflexão linguística e, com isso, a preservação cultural. Nesse sentido, a linguística funcional pode contribuir para a eficácia dessa proposta por priorizar, dentre outros aspectos, o uso linguístico e contexto interacional. Para isso, foram utilizadas bibliografias sobre os juruna e escola Kamadu e sobre vertentes do funcionalismo adequadas para a análise de texto, com o objetivo de se analisar a finalidade e expressividade das escolhas linguísticas feitas por um falante de português como segunda língua. 

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Moscardini, L. (2017). CONSIDERAÇÕES DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA EM UM TEXTO EM PORTUGUÊS DE UM PROFESSOR JURUNA. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50132

Edição

Seção

Artigos Especiais