EU, PROFESSOR DO MUNDO: A INTERCULTURALIDADE E AS PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DO UnB IDIOMAS

Autores

  • Carla Mary Silva Eloy Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora do GECAL/UnB/CNPq e Supervisora Acadêmica do PPE/UnB Idiomas.
  • Eduardo Dias da Silva Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Pedagogo e Professor de Educação Básica na SEEDF, Pesquisador nos grupos GECAL/UnB/CNPq e no FORPROLL/UFVJM/CNPq. http://orcid.org/0000-0003-2555-6657

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.48959

Palavras-chave:

Interculturalidade, Práticas reflexivas, UnB Idiomas, Línguas Estrangeiras

Resumo

Por meio de uma análise  documental, apresentamos, nesta pesquisa   qualitativa, um recorte do trabalho desenvolvido pelos  profissionais de linguagem, nativos e  não nativos do Centro Universitário de Línguas da Universidade de Brasília (Programa Permanente de Extensão – UnB Idiomas), com o intuito de observar qual o  entendimento  que eles têm a respeito da interculturalidade e também se os aspectos socioculturais integram  suas  práticas reflexivas no ambiente escolar como elementos essenciais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), tendo como base o período de 2010-2014. Após análises dos relatórios finais dos cursos, percebemos que tanto o entendimento como a prática dos profissionais analisados refletem o trabalho/pesquisa desenvolvido ao longo do período pelos supervisores acadêmicos do UnB Idiomas no que tange à formação continuada e em grupo e quanto às observações e discussões coletivas, visando não só o melhoramento do Programa como também o aperfeiçoamento dos profissionais de LE do UnB Idiomas.

Biografia do Autor

Carla Mary Silva Eloy, Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora do GECAL/UnB/CNPq e Supervisora Acadêmica do PPE/UnB Idiomas.

Possui graduação em Letras e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora da Vestconcursos, Grancursos, IGEPP e Supervisora Acadêmica do UnB - Idiomas.

Eduardo Dias da Silva, Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília. Pedagogo e Professor de Educação Básica na SEEDF, Pesquisador nos grupos GECAL/UnB/CNPq e no FORPROLL/UFVJM/CNPq.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador do Núcleo e do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/GECAL/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores em Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, Diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das minhas atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Eloy, C. M. S., & Silva, E. D. da. (2017). EU, PROFESSOR DO MUNDO: A INTERCULTURALIDADE E AS PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DO UnB IDIOMAS. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.48959

Edição

Seção

Artigos para número atemático