A PERSPECTIVA TEÓRICA DE HOMI K. BHABHA: UM CAMINHO POSSI-VEL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Authors

  • Nilceia Bueno de Oliveira Secretaria de Estado da Educação

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23247

Keywords:

Hibridismo, agência, formação de professores de língua estrangeira.

Abstract

Este artigo fundamenta-se nas teorias pós-colonialistas de linguagem, com exploração dos conceitos epistemológicos propostos por Homi K. Bhabha, principalmente de hibridismo, tradução cultural, terceiro espaço e agência.  Num primeiro momento refletimos sobre a formação de professores de língua estrangeira e em seguida, apontamos o terceiro espaço e a agência como um caminho possível a ser trilhado durando a formação continuada. Desta forma, a investigação objetiva aplicar esta abordagem ao contexto de formação continuada de professores de língua estrangeira como uma alternativa para o desenvolvimento dos educadores.

 

Author Biography

Nilceia Bueno de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação

Mestre em Ciências da Linguagem - UNISUL

Pesquisadora na área Linguística Aplicada ao ensino de Línguas - formação de professores de Língua Estrangeira, letramento cŕitico e educação a distância.

Integrante do Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura (GIL) da UFPR, sob coordenação da Profª DRª Clarissa Jordão.

Published

2012-11-25

How to Cite

de Oliveira, N. B. (2012). A PERSPECTIVA TEÓRICA DE HOMI K. BHABHA: UM CAMINHO POSSI-VEL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista X, 1. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23247

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