ANÁLISE LINGÜÍSTICO-DISCURSIVA DAS COMPETÊNCIAS EM UM TEXTO INSTITUTIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2007.9978Palabras clave:
análise lingüístico-discursiva, Interacionismo Sóciodiscursivo, Curso de Letras, textos institucionais, Diretrizes Curriculares, prescrições.Resumen
Neste artigo apresento uma análise lingüístico-discursiva de um texto institucional – a Parte 2 das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras - objetivando discutir e refletir sobre as prescrições à formação do futuro profissional da área de Letras a partir das competências e habilidades preconizadas por tal documento e, em última instância, avançar na compreensão das relações entre linguagem e trabalho educacional. Esta análise interpretativa de um texto sobre o trabalho educacional foi desenvolvida sob a perspectiva do interacionismo sóciodiscursivo e com os procedimentos de análise de Bronckart e Machado (2004). Revela que as prescrições são textualizadas de forma vaga, e atemporal, deixando transparecer a representação de um profissional ideal, capacitado com competências e habilidades de forma ampla e completa sem, no entanto, explicitar como essa capacitação deve ocorrer.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.