A importância primária da experiência interior das altas habilidades/superdotação (AH/SD)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95427Palabras clave:
Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Dupla Excepcionalidade, TDAH, Teoria da Desintegração PositivaResumen
Baseado em meu trabalho autoetnográfico, este artigo revela as consequências de privilegiar um foco no desempenho acadêmico em detrimento da importância da experiência interior das altas habilidades/superdotação (AH/SD). Na minha infância, o fato de ter sido identificada como uma criança com AH/SD, mas não ter a consciência do que isso realmente significava, criou um grande conflito interior, no qual eu tinha que lidar com o sentimento de me sentir muito diferente e dissonante em relação à norma. Já adulta, descobri que a teoria da desintegração positiva de Dąbrowski proporciona um quadro teórico para o entendimento do poder do desenvolvimento multinível. A falta de orientações adequadas que me ajudassem a entender que meus diferenciais eram indicadores de um forte potencial de desenvolvimento – e não de transtornos mentais – resultou em duas décadas de tratamento médico inapropriado. Ignorar ou negar suas experiências interiores é uma injustiça para os indivíduos com AH/SD de todas as idades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

