Entre dilemas e possibilidades: A BNCC e os povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88080Palabras clave:
Documentos Oficiais, BNCC, Educação Escolar Indígena, Políticas educacionaisResumen
Neste texto, objetivamos problematizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do seguinte questionamento: o que a BNCC representa para os povos indígenas e para a sua educação escolar? Para esboçar uma possível resposta, iniciamos tencionando o cenário e as ideologias (VOLÓCHINOV, 2017 [1929] que possibilitam a promulgação de um documento de caráter nacional e obrigatório. A partir disso, descrevemos algumas das características da Educação Escolar Indígena e os avanços emergidos a partir da promulgação da Constituição Federal aos povos originários, como o direito a uma educação escolar específica e diferenciada. Logo após, desde a visão de pesquisadores indígenas como Baniwa (2019), elencamos os avanços e a contribuição indígena na versão final da BNCC. Para esse exercício, trouxemos excertos da Base – Ensino Fundamental – que ilustram possibilidades de trabalho com a temática indígena em sala de aula. Ademais, trazemos fragmentos de três Projetos Políticos Pedagógicos distintos para ilustrar a transposição da BNCC em outros documentos educacionais. Em nossa percepção, apontamos que algumas políticas (educacionais) trouxeram mudanças importantes, já a BNCC, embora seja um direito dos indígenas, pode contribuir para modificações necessárias ou para retrocessos, o que vai depender significativamente de outras políticas linguísticas, de cada instituição e do corpo docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

