Análise Semiolinguística do vídeo Courage to Change da campanha de Alexandria Ocasio-Cortez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88072

Palavras-chave:

Teoria Semiolinguística, Alexandria Ocasio-Cortez, campanha político-eleitoral

Resumo

Considerando que os candidatos políticos buscam criar conexões com possíveis eleitores por meio de seus discursos, o presente artigo objetivou analisar a construção discursiva do vídeo Courage to Change, que compôs a campanha eleitoral de Alexandria Ocasio-Cortez à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nas eleições de 2018. Notadamente, sob a ótica da Teoria Semiolinguística, intentou-se investigar os Modos de Organização do Discurso mobilizados no vídeo, visando compreender as estratégias discursivas acionadas para provocar determinados efeitos de sentido nos espectadores. Sendo assim, valemo-nos da Teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau, teórico francês do campo da Análise do Discurso, cujo entendimento embasou teórica e metodologicamente nossas discussões. Partimos da hipótese de que o discurso do vídeo diferiria a campanha de Ocasio-Cortez das produzidas por outros candidatos estadunidenses, tendo em vista a origem latina da candidata e o seu histórico de uma pessoa não privilegiada socioeconomicamente. Com base na análise, contudo, pudemos verificar que tal hipótese foi refutada. Todavia, observamos que a diferença da candidata está na coerência ideológica das estratégias de Marketing utilizadas na gestão econômica e na divulgação dessa campanha eleitoral, distinguindo-se das de outros candidatos ao utilizar as redes sociais como principal ferramenta de comunicação com o público.

Biografia do Autor

Tayna Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais

Bacharel em Secretariado Executivo Trilínque. Discente do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Letras (DLA/UFV) e Coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Escola SESI Newton Antonio da Silva Pereira (ESNASP).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Graduação e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI).

Mariana Pinter Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Gomes Ribeiro, T., Gonçalves Reis, A. C., Coelho Corrêa-Rosado, L., Benvindo de Moura, J., & Pinter Chaves, M. (2023). Análise Semiolinguística do vídeo Courage to Change da campanha de Alexandria Ocasio-Cortez. Revista X, 18(1), 193–222. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88072

Edição

Seção

Artigos para número atemático