Sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil no período de 1808 a 1830

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85073

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Gramática Latina, Ensino.

Resumen

Este artigo aborda o tratamento que o Estado brasileiro deu às questões relacionadas à língua portuguesa e ao ensino desta de 1808 a 1830. A pesquisa foi realizada em documentos legislativos oficiais publicados entre os anos de 1808 e 1830, cujo marco histórico compreende a chegada da família real portuguesa à colônia (1808) até o fim do Primeiro Reinado (1830). Como objetivo geral, pretendemos analisar as políticas linguísticas da Coroa portugesa para Brasil. Especificamente, objetivamos apresentar um histórico das ações da Coroa portuguesa para a língua portuguesa no Brasil e, especialmente, para o ensino da língua portuguesa no Brasil nos anos que compreendem esta pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, haja vista que ela trabalha com textos teóricos das áreas de História, Educação e Língua Portuguesa e analisa documentos legislativos. Após a leitura e análise dos documentos, percebemos que o ensino de língua portuguesa, no período que compreende esta pesquisa, era destinado a fins eclesiásticos e à formação de trabalhadores que serviriam à Coroa lusitana. Outrossim, constatamos a presença e o prestígio   de gramática latina na formação da elite e a criação de inúmeras cadeiras de Primeiras Letras para a educação da juventude da elite.

Biografía del autor/a

Lullyana Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba.

Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua Portuguesa no Brasil.

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/campus I/Departamento de Habilitações Pedagógicas/Centro de Educação. Pós-doutor em Linguística (PROLING/UFPB), Doutor na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDA/UFPA), Psicopedagogo e Pedagogo (UNEB). Bacharelando em Direito. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores - EAFP. Membro do Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua portuguesa no Brasil.

Publicado

2022-10-13

Cómo citar

Poll, M. von M., Silva, L. B. da, & Pereira, A. M. (2022). Sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil no período de 1808 a 1830. Revista X, 17(3), 863–887. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85073

Número

Sección

Artigos para número atemático