Realismo e violência no conto “As coisas que perdemos no fogo”, de Mariana Enriquez

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.84576

Palabras clave:

Literatura, Violência, Realismo, Conto.

Resumen

O presente artigo propõe, a partir de uma leitura do conto “As coisas que perdemos no fogo”, da escritora argentina Mariana Enriquez, analisar de forma crítica a construção de novos realismos e a configuração da violência presente na literatura contemporânea. Para a construção teórica que sustentou as discussões levantadas, foram utilizados autores tais como Figueiredo (2012), Ginzburg (2013), Mendes (2015), Schøllhammer (2012), entre outros. Tal leitura evidencia que a escrita literária está cada vez mais em contato com a realidade social, que representada através da palavra assume novos contornos, tornando instáveis as próprias fronteiras entre realidade e ficção.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras (Teoria Literária), pela Universidade Estadual do Maranhão; Doutorando em Letras (Estudos Literários), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professor Substituto do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literatauras de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual do Maranhão, lecionando disciplinas de Literaturas Brasileira, Africanas e Portuguesa.

Emanoel César Pires de Assis, Universidade Estadual do Maranhão/Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras Licenciatura em Português/ Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Caxias (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias - LAMID. Editor Gerente da Revista de Letras Juçara- UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA 2018-2019. Professor Adjunto II na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UEMA e atua também como professor permanente no programa de pós-graduação em Letras da UFPI.

Publicado

2022-10-13

Cómo citar

Santos, M. A. F. dos, & Assis, E. C. P. de. (2022). Realismo e violência no conto “As coisas que perdemos no fogo”, de Mariana Enriquez. Revista X, 17(3), 1124–1140. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.84576

Número

Sección

Artigos para número atemático