O Pequeno Príncipe: Uma análise multimodal das obras literária e cinematográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82202

Palabras clave:

O Pequeno Príncipe, Literatura, Cinema, Multimodalidade

Resumen

Esse artigo, tendo como corpus as obras literária e cinematográfica O Pequeno Príncipe, busca responder como as múltiplas semioses se articulam na sintaxe visual estabelecendo coerência na construção das narrativas. Nosso objetivo geral é explorar os sistemas semióticos verbal e visual e as suas relações. Os objetivos específicos são: i) perceber quais são os recursos semióticos utilizados no corpus de pesquisa; ii) analisar a localização das entidades no espaço para identificar quais são suas implicações na produção de significados; iii) analisar como os sistemas semióticos são traduzidos de um sistema para o outro como processos sociais. Tomaremos como base teórica principalmente os estudos Kress e van Leeuwen (1996,2006) e de Iedema (2001). Nossa análise aponta que os recursos semióticos usados na construção da narrativa fílmica representam e reafirmam o discurso verbal que conduz a obra literária O pequeno Príncipe, corroborando para a coerência na construção das narrativas.

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Bachi, L. R. G. (2021). O Pequeno Príncipe: Uma análise multimodal das obras literária e cinematográfica. Revista X, 16(6), 1742–1766. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82202

Número

Sección

Artigos para número atemático