Ser para saber: Os conceitos de língua inglesa nos entremeios das práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82154Palabras clave:
Educação Linguística, Ensino de Língua Inglesa, Inglês como Língua FrancaResumen
Este trabalho objetiva discutir os conceitos de língua inglesa que alicerçam a prática docente em um contexto de ensino regular. Partindo da esquematização de Kumaravadivelu (2006), que propõe três conceitos distintos de língua para se pensarem práticas pedagógicas no ensino de inglês, o texto busca fazer uma análise tanto de documentos nacionais norteadores quanto de entrevistas realizadas com professoras da rede pública e privada de ensino. O percurso investigativo realizado permite refletir que, ainda que se reconheça a importância de enxergar o ensino da língua inglesa a partir de um viés crítico-analítico, especialmente tendo em mente que este é um idioma marcado por processos de colonialidade e violência, a práxis educativa se desenrola através de uma multiplicidade de fatores que, por vezes, encontram-se em posições tensionadas. Nesse sentido, faz-se necessário avançar em formações e repertórios que promovam uma educação linguística em língua inglesa de modo a, ao mesmo tempo, reconhecer o status da língua sem perder de vista os elementos interseccionais que a constituem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.