A contribuição da Base Nacional Comum Curricular para o estudo das Fake News

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82134

Palabras clave:

BNCC, Fake News, Texto, Letramentos

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir algumas das principais noções que orientam e organizam o componente Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. No cerne da discussão, destacam-se as noções de texto e de letramento, ambas relacionadas ao debate atual acerca das fake news, conceito também discutido pelo documento e apresentado como importante fenômeno social a ser analisado em sala de aula. A reflexão se assenta em uma pesquisa bibliográfica, orientada por leituras e análises que permitem uma visão crítica sobre as questões em estudo. Na esteira das discussões, reconhecemos que as noções de texto, gênero discursivo e letramento adotadas pela Base Nacional Comum Curricular relacionam-se à perspectiva enunciativa-discursiva da linguagem, isto é, à ideia de linguagem como prática social. Desse modo, propomos que o ensino e a realização de atividades pedagógicas que visam desenvolver as competências e habilidades elencadas pelo documento, inclusive no que diz respeito às fake news, deverão guiar-se pelas implicações derivadas desses conceitos.

Biografía del autor/a

Monique de Mesquita Lessa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas da Linguística e Comunicação, com ênfase em Análise de Discurso Crítica. Integrante do Grupo de Estudos de Discurso, Identidade e Prática Social (GEDIP) da Universidade Federal do Ceará.

Paulo Jefferson Pereira Barreto, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas da Linguística e Comunicação, com ênfase em Semiótica Discursiva. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (Semioce).

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Lessa, M. de M., & Barreto, P. J. P. (2021). A contribuição da Base Nacional Comum Curricular para o estudo das Fake News. Revista X, 16(6), 1493–1509. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82134

Número

Sección

Artigos para número atemático