A influência da autonomia nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81456

Palabras clave:

Autonomia, Ensino de Língua Estrangeira, Pesquisa-ação

Resumen

O objetivo deste artigo é realizar discussões a respeito de noções de autonomia para o contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e delimitar quem é o personagem autônomo e quais suas características principais. Por meio de análise bibliográfica, princípios da autonomia na aprendizagem são investigados, procurando compreender como essa é entendida e aplicada. Destaca-se ainda a importância do incentivo a uma cultura de autonomia nos processos de aprendizagem, por parte dos agentes desse processo, sendo eles alunos e professores. Discute-se a proposta de inclusão da pesquisa-ação e como esse projeto auxilia no desenvolvimento não somente de alunos, mas também de professores em processo de formação. Por fim, apresentamos uma experiência de como esses conceitos foram observados e suas propostas integradas aos estudantes do projeto Formação em Idiomas para Fins Acadêmicos, no primeiro e segundo módulo de língua japonesa. A experiência demonstra o imenso valor do desenvolvimento dos princípios de autonomia no contexto da pesquisa-ação tanto para os alunos de língua quanto para os professores em formação.

Biografía del autor/a

Flávio Ricardo Medina de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Área de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Sunamita Albino Miranda, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Licenciatura Letras Japonês

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Medina de Oliveira, F. R., & Albino Miranda, S. (2021). A influência da autonomia nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Revista X, 16(4), 1143–1159. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81456