Colonialidade de gênero e poder: da pós-colonialidade à decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78214Palabras clave:
Colonialidade de gênero, Colonialidade do poder, Feminismo decolonial, Feminismo pós-colonialResumen
Teorias anticoloniais analisam complexas relações de poder entre o colonizador e o colonizado para promover o projeto político da decolonização. Este artigo situa teorias feministas anticoloniais em relação a duas escolas de pensamento anticolonial, a teoria pós-colonial e a teoria decolonial, particularmente a vertente da teoria decolonial desenvolvida pela escola de pensamento Modernidade/Colonialidade da América Latina. Ele compara os principais argumentos teóricos e projetos políticos associados à interseccionalidade, ao feminismo pós-colonial e ao feminismo decolonial que María Lugones fez progredir com seu conceito de colonialidade de gênero. O texto explora ainda a recepção do trabalho de Lugones na América Latina e as percepções críticas que a teoria decolonial oferece aos projetos de justiça social contemporâneos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

