DESENCONTROS ENCONTRADOS: ESTUDO DO CONTO "O GRAVADOR", DE RUBEM FONSECA, À LUZ DE TEORIAS DA FICÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.7689Palabras clave:
Teoria da ficção, Rubem FonsecaResumen
No curso Teoria da Ficção, da Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, buscamos a aplicabilidade das teorias da ficção, analisando suas metodologias e o discurso sobre seus métodos. Propomos, aqui, uma análise de “O gravador”, conto publicado no livro A coleira do cão, de 1965. Essa narrativa é exemplar da habilidade de Rubem Fonseca em montar enredos engenhosos, sem descuidar da densidade na abordagem temática. Em contos dessa natureza, a atenção do leitor naturalmente fica dividida entre o apelo da intriga, a observação da técnica pela qual o fio narrativo é estabelecido no discurso e a reflexão sobre questões importantes da vida social. Nossa proposta de análise visa a possibilitar o encontro de algumas das teorias da ficção a fim de verificar em que medida elas apresentam, com todas suas particularidades, pontos de intersecção para a análise de narrativas breves da literatura brasileira.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

