“MIŁO MI PANA POZNAĆ” (MUITO PRAZER) ... ESCOLA MULTISSERIADA DA LINHA POLONESA - UMA ORGANIZAÇÃO ÉTNICA DO INÍCIO DO SÉCULO XX (MUNICÍPIO DE CRUZ MACHADO – PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76847Palabras clave:
Escolarização do Imigrante, Práticas Educativas, Cultura EscolarResumen
A Escola Presidente Costa e Silva da Linha Polonesa, criada no ano de 1970, área rural do Município de Cruz Machado (PR), foi organizada por descendentes dos primeiros imigrantes poloneses, que chegaram a região no início do século XX. Essas escolas, na modalidade multisseriada, perduraram por longo tempo em áreas rurais distantes dos grandes centros e, algumas delas, alcançaram o século XXI. A criação dessa instituição, na Linha Polonesa, teve como proposta oferecer ensino público às crianças da pequena comunidade local. A pesquisa teve por objetivo resgatar dados de fundação e funcionamento do espaço escolar destacando as práticas educativas vivenciadas na instituição. Justifica-se o estudo pelo fato dessas escolas isoladas e multisseriadas serem um espaço de escolarização destinado ao meio rural brasileiro, no sul do país, em pequenas e longínquas comunidades. Utiliza-se de pesquisa descritiva, bibliográfica, exploratória e pesquisa de campo através da história e memória oral. O referencial teórico que norteia essa investigação pauta-se nos estudos sobre imigração polonesa de Renk (2013) e nos estudos sobre cultura escolar de Julia (2001).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

