A TRADIÇÃO ROMÂNTICA NAS GUIRLANDAS PARANAENSES DE TADEUSZ MILAN (GRZYBCZYK)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76805Palabras clave:
Tadeusz Milan Grzybczyk, Wianki Parańskie, Romantismo, Tradição RomânticaResumen
O objeto do presente artigo é a análise do papel da tradição romântica no drama Guirlandas paranaenses (Curitiba, 1921) de Tadeusz Milan Grzybczyk (1885-1961) – publicista e poeta de expressão polonesa que chegou ao Brasil em 1904 e aqui viveu até sua morte. A obra Guirlandas paranaenses está repleta de referências à poesia romântica polonesa; é a ilustração da crença sobre a missão patriótica da poesia, um fragmento peculiar de um épico que mostra a história do “espírito” da nação polonesa; apresenta uma longa série de heróis nacionais e exibe o caráter especial do mundo representado, no qual motivos realistas coexistem com a esfera de fenômenos fantásticos e sobrenaturais. Em Guirlandas paranaenses, Milan Grzybczyk apresenta-se como um guardião da identidade polonesa, poeta-professor da história polonesa e propagador dos mitos nacionais. A ideia de independência da nação polonesa se entrelaça aqui com o postulado da liberdade individual e da irmandade inter-humana, bem como com a descrição da beleza da natureza brasileira e esperanças ligadas à nova pátria.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

