FRUSTRAÇÃO E ÊXTASE: SOBRE A LITERATURA POLONESA EM TRADUÇÃO NA VISÃO DE UM TRADUTOR, POPULARIZADOR E POLONISTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76793Palabras clave:
Literatura Polonesa, Estudos Poloneses na Itália, Traduções de Literatura Polonesa, Poloneses Ganhadores do Prêmio Nobel.Resumen
O presente ensaio propõe breve reflexão sobre os mecanismos de tradução de obras literárias das chamadas “pequenas culturas”, tendo como exemplo a recepção da literatura polonesa na Itália. A análise diacrônica mostra como foi e permanece a falta de interesse dos editores em introduzir no mercado autores representantes de quase desconhecida cultura. Como resultado, a maioria das traduções do polonês foi fruto de iniciativas de pessoas comuns. Muitas traduções foram publicadas e ainda aparecem em pequenas editoras. A popularidade individual de determinados autores não resultou em despertar o interesse na literatura polonesa. No entanto, nas últimas décadas é possível vislumbrar mudanças, principalmente pelo surgimento de tradutores que traduzem diretamente do idioma polonês. O processo de globalização cultural e a circulação de informação fazem com que a Polônia deixe de ser percebida como um país distante e exótico e as obras de escritores poloneses, em especial os envolvidos em certos gêneros, atraiam com frequência a atenção dos editores italianos. Cada vez mais, a mídia possui um papel importante para promoção de certos escritores. Embora o aumento da presença da literatura polonesa no mercado editorial italiano seja quase exclusivamente limitado a obras contemporâneas, é positivo indicar o fato de que os tradutores desempenham um papel essencial e várias traduções surgem devido a paixão polonifílica deles.
Tradução do resumo: Milena Woitovicz CardosoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.