Apropriação da cultura digital sob a utilização de memes: Produzir e ocupar espaços nas redes sociais em prol do ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.76288Palabras clave:
Recursos Digitais, Memes, Línguas Estrangeiras, Línguas AdicionaisResumen
Em tempos de pandemia, sobretudo, as tecnologias digitais têm contribuído para ministrarmos aulas remotas tanto na modalidade síncrona, como assíncrona, buscando promover benefícios ao contexto educacional e os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, além de diversificar e inovar as aulas. A proposta deste artigo é dialogar sobre a cultura digital, as contribuições e os desdobramentos desses recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais a partir de memes e sob o viés da associação de língua e cultura. Além de reflexões teóricas, sugerimos exemplos de propostas didáticas para professores adaptarem ao seu contexto profissional, de acordo com o perfil e as necessidades dos aprendizes. Para tanto, a respeito da indissociabilidade de língua e cultura, valemo-nos dos preceitos de Araújo e Figueiredo (2015), Durão (1999, 2002), Ferreira (2018, 2020), Ferreira e Durão (2020). Por sua vez, a respeito de memes, baseamo-nos em Anecleto e Filha (2017), Calixto (2019), Cani (2019), Recuero (2006), Shifman (2014) e Wiggins (2019). Podemos concluir que as tecnologias digitais requerem capacitação por parte de professores e alunos, objetivos bem delineados e adaptados ao contexto de ensino, além de criatividade e abertura para navegar nesse universo lúdico, inovador e repleto de possibilidades.
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