ENTRE SEGUIR E QUEBRAR PARADIGMAS NO ENSINO DE IDIOMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE DO CELIN UFPR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75003

Palabras clave:

Celin UFPR, Ensino de Línguas, Formação de Professores, Professores Estagiários.

Resumen

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado como um espaço para a formação inicial e continuada de professores de línguas e para promover a democratização do ensino e aprendizado de idiomas em Curitiba. Todavia, autores como Halu e Fogaça (2018) evidenciam uma adequação dos cursos do Celin aos modelos pedagógicos tradicionais e apontam um possível distanciamento dos objetivos iniciais da instituição. De modo a investigar essa questão, realizamos um estudo etnográfico que se dividiu em duas frentes: i) a percepção dos alunos quanto à metodologia utilizada nos cursos de inglês do Celin, bem como as formas de avaliação realizadas e a estrutura do curso; ii) a visão dos alunos quanto à figura do professor estagiário. Discutimos essas questões por meio de reflexões e análises de dados gerados por um questionário e uma roda de conversa realizados com alunos da área de inglês entre 2018 e 2019. Os resultados nos mostram que existem diversos estereótipos a respeito dos estagiários e que elementos de uma concepção estruturalista de língua podem ser observados, mas que o Celin continua a ser um espaço democrático de ensino e aprendizado, formação e constante reflexão.

Biografía del autor/a

João Victor Schmicheck, Universidade Federal do Paraná

João Victor Schmicheck é mestrando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Seu projeto é dentro da sub-área Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem. Seu foco de estudo são as concepções de língua dentro da sala de aula de inglês, mais especificamente sobre o ensino de inglês como língua franca.

Marena Carolina Lesskiu, Universidade Federal do Paraná

Marena Carolina Lesskiu é Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Schmicheck, J. V., & Lesskiu, M. C. (2020). ENTRE SEGUIR E QUEBRAR PARADIGMAS NO ENSINO DE IDIOMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE DO CELIN UFPR. Revista X, 15(7), 684–708. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75003