ENTRE SEGUIR E QUEBRAR PARADIGMAS NO ENSINO DE IDIOMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE DO CELIN UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75003Palabras clave:
Celin UFPR, Ensino de Línguas, Formação de Professores, Professores Estagiários.Resumen
O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado como um espaço para a formação inicial e continuada de professores de línguas e para promover a democratização do ensino e aprendizado de idiomas em Curitiba. Todavia, autores como Halu e Fogaça (2018) evidenciam uma adequação dos cursos do Celin aos modelos pedagógicos tradicionais e apontam um possível distanciamento dos objetivos iniciais da instituição. De modo a investigar essa questão, realizamos um estudo etnográfico que se dividiu em duas frentes: i) a percepção dos alunos quanto à metodologia utilizada nos cursos de inglês do Celin, bem como as formas de avaliação realizadas e a estrutura do curso; ii) a visão dos alunos quanto à figura do professor estagiário. Discutimos essas questões por meio de reflexões e análises de dados gerados por um questionário e uma roda de conversa realizados com alunos da área de inglês entre 2018 e 2019. Os resultados nos mostram que existem diversos estereótipos a respeito dos estagiários e que elementos de uma concepção estruturalista de língua podem ser observados, mas que o Celin continua a ser um espaço democrático de ensino e aprendizado, formação e constante reflexão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

