POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA LÍNGUAS ADICIONAIS NA BNCC: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73433Palabras clave:
Políticas Linguísticas, Línguas Adicionais, Base Nacional Comum Curricular.Resumen
Neste artigo tratamos de uma questão específica referente a políticas linguísticas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): como as línguas adicionais e as competências tecnológicas são vistas neste importante documento, que orienta práticas docentes em escolas de todo o Brasil. Justificamos estabelecer relação entre esses dois focos, uma vez que o contexto de ensino-aprendizagem de línguas adicionais costuma ser fortemente marcado pela presença das tecnologias digitais. Com base em uma metodologia documental e interpretativista e em teóricos da área de política linguística (SPOLSKY, 2004; SCHIFFMAN, 1996; SHOHAMY, 2006; RAJAGOPALAN, 2013a, 2013b; ROJO, 2013; DINIZ; RIBEIRO DA SILVA, 2019), nossa análise aborda as orientações elaboradas para as séries finais do ensino fundamental (8º e 9º anos), suas contribuições e possíveis impactos para a prática docente. Os resultados apontam que as orientações da BNCC carecem de algumas explicações teóricas acerca de conceitos que envolvem a área de língua adicional, além de direcionamentos curriculares para línguas adicionais diferentes ao inglês, o que demanda uma formação docente sólida para preencher as lacunas encontradas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

