INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA TRANSLÍNGUE: PARÂMETROS E PROPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.70827Palabras clave:
Internacionalização, Ensino Superior, Translinguagem, Formação Crítica de Professores de Línguas, Linguística Aplicada Crítica.Resumen
Na contemporaneidade, quando as práticas sociais são dinâmicas e fluidas, a interação acontece de maneira complexa por intermédio não apenas de línguas, mas também por meio de recursos semióticos e multimodais. Nesse contexto, a internacionalização da educação destaca-se moldando as trocas interacionais e interculturais. Neste artigo, estabelecemos, a partir de parâmetros e proposições de pesquisas advindas da Linguística Aplicada Crítica (LAC), uma relação entre os construtos teóricos de internacionalização e de translinguagem, no sentido de conectá-los à formação crítica de professores de línguas. Acreditamos que as discussões apresentadas possam provocar reflexões nos professores de línguas sobre como atuar criticamente na educação linguística em contexto de internacionalização a fim de contribuírem com a formação de alunos globalmente competentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

