PERFORMANCES LINGUÍSTICAS DE SUJEITOS TRANSLÍNGUES E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i1.69971Palabras clave:
Práticas translíngues, Linguística Aplicada, Aprendizagem de língua, Portunhol.Resumen
Neste artigo, propomos algumas reflexões sobre práticas de linguagem performadas por alunos brasileiros de espanhol em uma rede social, o Facebook. Com o intuito de ressignificar a noção de língua enquanto um sistema estático e homogêneo (CANAGARAJAH, 2013), ancoramos nossas discussões nos estudos translíngues (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA; WEI, 2014) e buscamos, a partir de então, lançar outro olhar, com o objetivo de dar visibilidade às performances linguísticas de sujeitos translíngues. Assim, apoiados na linguística aplicada da = desaprendizagem (FABRICIO, 2006) e compreendendo o papel de uma linguística do século XXI no que tange à episteme da vida local (MOITA LOPES, 2006), tencionamos, através da netnografia, refletir sobre a complexidade que envolve uma prática de linguagem local, dinâmica e processual, o portunhol. Os resultados apontam que as práticas de linguagem dos alunos são permeadas por exercícios de agência, revelando sua capacidade criativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

