PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM COMENTÁRIOS DE MEMES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i3.69480Palabras clave:
Comentários de memes, Formação de professores, Preconceito linguístico, Variação e mudança linguística.Resumen
Este artigo analisa o preconceito linguístico em comentários de memes em uma página presente na rede social Facebook. Como fundamentação teórica, segue-se a Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008 [1972]) e discute-se a noção de preconceito linguístico a partir de trabalhos de Bagno (2002; 2007; 2009a; 2009b; 2017), Calvet (2002), dentre outros, incluindo sua presença nos ciberespaços (BEZERRA; PIMENTEL, 2016; RADTKE, 2017; ROMANO; PEREIRA, 2017). Ressaltamos a importância das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2000) no que tange a essa temática para o ensino de língua portuguesa. Por meio da análise de 100 dados, evidenciamos o preconceito linguístico de forma mais evidente em 44 comentários, mesmo sendo a página voltada a professores e profissionais da área da educação. A partir desta pesquisa, explicitamos a relevância do conteúdo de variação e mudança linguística na formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa, a fim de combater o preconceito linguístico, muitas vezes pautado em um ensino tradicional de gramática normativa.
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