VISIBILIDADE LGBTQIA+ E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: POR ENTRE OS DISCURSOS DE ÓDIO, ACEITAÇÃO E RESPEITO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66079Palabras clave:
Neoliberalismo, Mídias de massa, Homossexualidades, Educação em LI, Formação docenteResumen
RESUMO: Esta pesquisa busca entrelaçar três conceitos-chave na sociedade contemporânea com a educação linguística (MONTE MÓR, 2018, FERRAZ, 2016, 2018), a saber: o neoliberalismo (BIANCHETTI, 1996), as mídias de massa e a(s) homossexualidade(s). Embora possam parecer conceitos distantes, propomos que sejam entendidos como discursos e práticas que se entrecruzam e influenciam enormemente a educação linguística. Desse modo, brevemente discorremos sobre a doxa neoliberal e suas influências e consequências na educação, tecendo algumas considerações sobre o neoliberalismo e a sexualidade (homossexualidade). Posteriormente, refletimos sobre como algumas mídias de massa colaboram com uma recente “aceitação” (e não necessariamente respeito) da homossexualidade na sociedade brasileira. Como exemplo, problematizamos a presença de personagens gays e lésbicas em duas telenovelas brasileiras. Por fim, apontamos para alguns desafios que a formação de professores de línguas deve enfrentar se deseja incluir os temas da homofobia, diferença e respeito em suas agendas, buscando responder às seguintes questões: A formação docente deve incluir esses temas em suas agendas ou deve deixá-los (como se tem feito) para outras áreas do conhecimento? O que o formador pode fazer em suas aulas no que tange às diferenças raciais, sexuais e de gêneros, principalmente quando elas emergem de suas próprias aulas? Interessa às comunidades LGBTQIA+ uma visibilidade da aceitação?
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.