INCLUSÃO, INTERAÇÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM CEGOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i4.66061Palabras clave:
Inclusão, Interação, Ensino-Aprendizagem, Cegueira.Resumen
Existem alguns documentos oficias, tais como o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade(2003 a 2007), o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial – modalidade à distância(2010) (MELLO, 2011), o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais(2005 a 2008), entre outros, que trazem orientações aos docentes de diversas áreas do conhecimento, em específico no trato com a comunidade cega ou de baixa visão, mas as lacunas científicas e legais (ainda) permanecem. Portanto, este trabalho visa um debate crítico-reflexivo acerca do processo de ensino-aprendizagem de deficientes visuais, baseados nas questões de inclusão e de interação que subjazem este processo. Dessa forma, serão relatadas duas experiências com ensino-aprendizagem para cegos: uma vivida no âmbito de um projeto intitulado English for Blinds;e a outra no Curso de Letras/Inglês da Universidade Federal do Piauí, na modalidade EAD, no polo de Canto do Buriti, a serem mediadas pela literatura pertinente da área, a fim de que dialogue com o relato aqui exposto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

