DESTRINCHANDO A CONSTRUÇÃO METAFÓRICA DE UM ESPAÇO DE CRENÇAS SOBRE APRENDER A PRONÚNCIA DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.65840Palabras clave:
crenças, língua estrangeira, aprendizagem da pronúncia, metáforas, destrinchamentoResumen
Recentemente, estudos sobre crenças em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira têm sido realizados a partir de abordagem metodológica contextual e discursiva. Com essa abordagem, instrumentos de pesquisa diferentes dos questionários com escala likert passaram a ser considerados; entre eles, o uso de metáfora tem sido explorado para conhecimento dos dados. Seguindo essa abordagem mais recente, o objetivo desta pesquisa de cunho interpretativista qualitativa é destrinchar metáforas que representam crenças de alunos sobre a aprendizagem da pronúncia da língua estrangeira. Para isso, 40 alunos do Curso de Letras Inglês da UTFPR foram abordados e dez deles completaram uma frase dada criando assim metáforas. Oito dessas metáforas foram categorizadas em grupos conceituais metafóricos; posteriormente, cada uma delas foi explorada conforme seus aspectos paradoxais; e então, elas foram destrinchadas através de questionamentos sobre seus diferentes elementos. O resultado desse destrinchamento mostra algumas possibilidades de leitura das crenças dos alunos sobre a aprendizagem da pronúncia da língua estrangeira. Essas possibilidades, porém, foram colocadas como sugestões que podem contribuir para o entendimento da forma de pensar dos participantes, bem como para a dinâmica de sala de aula. Elas não se apresentam como uma reflexão esgotada, ao invés disso, se mostram como um recurso que pode e deve ser modificado conforme a trajetória dos envolvidos.
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