O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: RETROSPECTIVA E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62364Palabras clave:
leitura, letramento literário, escolaResumen
O presente artigo se propõe a uma discussão sobre o lugar da literatura na escola. Parte, primeiramente, de uma reflexão sobre o potencial da literatura enquanto instrumento de crítica e reflexão, que propicia ao leitor uma experiência singular com a linguagem. Neste contexto, buscou-se entender como a literatura foi abordada ao longo do tempo na escola, até assumir caráter meramente didático, deixando de lado sua possibilidade de leitura enquanto fruição. Como alternativa a essa excessiva pedagogização da literatura, é que se multiplicaram recentemente as discussões sobre o letramento literário, uma via possível para o ensino de literatura que busca a autonomia do leitor e o prazer do texto. Dessa forma, a literatura deixaria de ser vista apenas em seu caráter de obrigatoriedade e, em alguns casos, até de deslocamento no tempo, para assumir sua verdadeira função: a de emancipadora de consciências por meio de sua configuração particular da linguagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

