Educação intercultural e ensino de português para indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60423Palabras clave:
Ensino de português, Educação intercultural, Formação de professores indígenas, Interculturalidade crítica, Descolonialidade.Resumen
Este artigo tem o propósito de promover uma reflexão sobre o ensino de português realizado dentro de uma proposta de educação intercultural, em contexto indígena. Serão abordados contextos sociolinguísticos específicos em que o português foi ensinado como segunda língua de estudantes pertencentes a diferentes povos. Embora as situações sejam diferentes devido à diversidade cultural dos estudantes, a orientação adotada para conduzir as aulas foi a perspectiva da interculturalidade crítica, que entende o conflito e a assimetria como constitutivos do contato entre culturas, devendo, portanto, ser abordados e debatidos na educação intercultural. Procuro demonstrar que é possível ter, como um dos objetivos do ensino de português em contextos complexos, e, especificamente, no indígena, a formação linguística dos estudantes a partir dos princípios de respeito ao português indígena e da problematização dos conflitos sociolinguísticos, tendo como objetivo uma educação intercultural e para a interculturalidade. As práticas aqui focalizadas ocorrem de acordo com os princípios da legislação brasileira para a educação escolar indígena que vigora no Brasil desde a Constituição Federal de 1988. Tais princípios estabelecem o direito a uma educação bilíngue e intercultural a todos os povos indígenas brasileiros, bem como o respeito a suas especificidades e diferenças. Abordarei primeiramente as características sociolinguísticas de cada contexto de ensino; a seguir, discutirei algumas possíveis interpretações do português indígena e, por fim, discutirei alguns exercícios para a educação intercultural nas aulas de português. Espero, com esta análise, poder somar e dar continuidade ao debate sobre o ensino de português, de uma perspectiva crítica e culturalmente sensível, em contextos pouco (re)conhecidos, como é o caso dos povos indígenas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.