FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: O CASO DO NUCLI INGLÊS SEM FRONTEIRAS NA UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.59166Palabras clave:
Comunidade de Prática, Formação de Professores, Língua InglesaResumen
Este artigo tem por objetivo descrever as práticas de um grupo de alunos-professores do Núcleo de Língua Inglesa (NucLi Inglês) do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Paraná (IsF – UFPR), refletindo sobre como os membros desse grupo apresentam, em suas práticas, engajamento mútuo, empreendimento conjunto e um repertório compartilhado, caracterizando-o como uma Comunidade de Prática (CP), e como as interações e participação dos membros na comunidade promovem a aprendizagem e a trans/formação constante de suas identidades. Para isso, as reflexões têm por base principal textos de Lave (1988), Lave; Wenger (1991), Wenger (1998a, 1998b, 2000, 2002, 2010), de Wenger; Mc Dermott; Snyder (2002), de Kimble; Hildreth (2008), de Halu (2010), de Calvo et al (2014) e de Fogaça; Halu (2017). A caracterização do NucLi Inglês-IsF da UFPR como uma CP permite concebê-lo como um espaço de formação inicial que, por meio de interações e de práticas de estudo e de trabalho colaborativas, incentiva no aluno-professor o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e a capacidade de aplicar teorias à suas práticas, bem como de teorizar suas práticas e produzir conhecimento informado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

