O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA DOS SURDOS BRASILEIROS: UMA APRESENTAÇÃO PANORÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140Palabras clave:
português como segunda língua, surdos, Libras, educação bilíngueResumen
Neste artigo, pretende-se apresentar e discutir, de forma panorâmica, questões pertinentes à situação dos surdos brasileiros como aprendizes e usuários de português como segunda língua (PL2). O trabalho dialoga com estudos sobre o bilinguismo e a educação bilíngue dos surdos e sobre os processos de aquisição e de ensino-aprendizagem de PL2 no caso desse grupo. Destaca-se a importância da educação bilíngue como proposta adequada às necessidades linguísticas da comunidade surda, como minoria linguística, já que visa garantir o acesso pleno à Libras como primeira língua e ao PL2. No que tange especificamente à condição dos surdos como usuários e aprendizes de PL2, ressaltam-se: (i) as necessidades desses aprendizes, tais como o uso do português escrito em várias esferas sociais; (ii) as semelhanças dos surdos com outros aprendizes de PL2; e (iii) as especificidades dos aprendizes surdos. Finalmente, destacam-se as especificidades dos surdos no que tange à apreensão visual da língua escrita, a mediação da Libras na aprendizagem de PL2 bem como as características da escrita da pessoa surda e a importância de uma avaliação coerente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

