LÍNGUA INGLESA E PROJETOS COLABORATIVOS: LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS NO PROFIS-UNICAMP

Autores/as

  • Denise Hibarino IEL/UNICAMP
  • Luciana Vasconcelos Machado UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43568

Palabras clave:

Letramentos/Multiletramentos, ProFIS-UNICAMP, língua inglesa, projetos colaborativos.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) da UNICAMP, com foco em seu currículo de formação geral no qual a Língua Inglesa (LI) assume um papel relevante ao ser ofertada em todos os semestres do curso. Portanto, faz-se necessário discutir, a partir de uma visão discursiva de linguagem (BAKHTIN, 1998, 2003), como este cenário sócio-educacional possibilita um trabalho colaborativo na elaboração de projetos nas aulas de LI. Como aporte teórico, esta discussão está também orientada pela Pedagogia dos Novos/Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000, 2009; KALANTZIS & COPE, 2008) que privilegia a pluralidade linguística e defende a necessidade de novas formas de aprendizagem em um mundo complexo e globalizado. Como considerações finais, a descrição de um dos projetos colaborativos no ano de 2014 revela como este contexto singular favorece o ensino de língua inglesa voltado para o ensino de um letramento crítico, a divergência e a pluralidade (MONTE MÓR, 2014).

PALAVRAS-CHAVE: Letramentos/Multiletramentos; ProFIS-UNICAMP; língua inglesa; projetos colaborativos.

Biografía del autor/a

Denise Hibarino, IEL/UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo IEL-UNICAMP

Cómo citar

Hibarino, D., & Machado, L. V. (2015). LÍNGUA INGLESA E PROJETOS COLABORATIVOS: LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS NO PROFIS-UNICAMP. Revista X, 2(0.2015). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2015.43568