DIFICULDADES GERAIS DE PRONÚNCIA PARA APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

  • Juliane Regina Trevisol Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34534

Palabras clave:

Dificuldade de pronúncia, aquisição fonológica, aprendizes brasileiros, inglês como língua estrangeira.

Resumen

Sabe-se que aprender uma língua estrangeira (LE) não é uma tarefa simples e neutra, mas sim um tanto quanto complexa (ELLIS, 1994; GASS & SELINKER, 2001). Assim também, a aquisição do sistema sonoro de uma LE tende a ser por vezes problemática para certos aprendizes. Tendo-se isto em mente, o presente artigo teve como objetivo investigar, de modo geral, a aquisição das fricativas interdentais do Inglês por falantes de diferentes L1s. Mais especificamente, observaram-se quais seriam os substitutos mais freqüentes das fricativas interdentais para certos grupos de falantes de inglês como LE ou como segunda língua (L2).   Para isso, inicialmente fez-se uma descrição dos fonemas em destaque, seguindo com o levantamento de pesquisas empíricas que tratam da produção de tais sons por falantes brasileiros, poloneses e italianos, aprendizes do inglês.  Observou-se, considerando os estudos analisados, que os substitutos mais comumente empregados são: [t] para a fricativa interdental surda, e [d] para a fricativa interdental vozeada.  Sugere-se, como possível explicação para tais substitutos, o fato de as plosivas [t] e [d] serem menos marcadas (ECKMAN, 1977) em comparação às fricativas, diminuindo assim o grau de dificuldade em produção e colocando-as como substitutos mais comuns, por exigirem menos capacidade articulatória de seus falantes. 

 

Biografía del autor/a

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Assistente de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas - Departamento de Ciências Humanas, UNEB Campus IV Jacobina. Formada em Letras Português e Inglês pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nas áreas de ensino e aprendizagem e fonética e fonologia de língua inglesa.

Publicado

2014-08-18

Cómo citar

Trevisol, J. R. (2014). DIFICULDADES GERAIS DE PRONÚNCIA PARA APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista X, 1(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34534