CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS L2: COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES MULTILINGUAIS/MULTICULTURAIS

Authors

  • Ester Roos de MENEZES Celin - UFPR
  • Jovania Maria Perin SANTOS Celin - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29305

Keywords:

Ensino de PLE/PL2, ensino em imersão, tarefas colaborativas, comunidades de prática

Abstract

O presente artigo visa descrever o contexto de aprendizagem de português como L2 no Centro de Línguas e Interculturalidade - Celin-UFPR e investigar a relação aluno-aluno na realização de tarefas colaborativas. Esta realidade de ensino envolve grupos multilinguais/multiculturais em situação de aprendizagem em imersão, ou seja, é a aprendizagem e uso de uma língua não-nativa (para o aprendiz) dentro de fronteiras territoriais onde ela é oficial. Para desenvolver este trabalho partimos do artigo “O outro no ensino de línguas” publicado por PAIVA (2011), em que a autora diz não ser a sala de aula um paraíso colaborativo. Aplicamos uma pesquisa qualitativa junto a alguns alunos do Celin e nos apoiamos em teorias de base vygotskiana e também na descrição de comunidades de prática realizada por WENGER (2008), entre outros autores, para analisar os dados coletados.



Author Biographies

Ester Roos de MENEZES, Celin - UFPR

Professora de Português como Língua Estrangeira no Celin - UFPR. Mestranda em Estudos Linguísticos na UFPR.

Jovania Maria Perin SANTOS, Celin - UFPR

Professora de Português como Língua Estrangeira. Mestranda em Estudos Linguísticos na UFPR. 

How to Cite

de MENEZES, E. R., & SANTOS, J. M. P. (2012). CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS L2: COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES MULTILINGUAIS/MULTICULTURAIS. Revista X, 2. https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29305