AS DIMENSÕES DE VARIAÇÃO DAS LÍNGUAS NAS AULAS DE LÍNGUA ITALIANA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DA GRAMÁTICA À PRAGMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.27786Palabras clave:
Pragmática, Dimensões de Variação Linguística, Língua Italiana.Resumen
Este trabalho tem como objetivo verificar se, além da sintaxe, da semântica e de outros pontos gramaticais, os estudantes de duas disciplinas de língua italiana da Universidade de São Paulo refletem também sobre a produção de mensagens adequadas aos vários contextos aos quais são expostos em língua italiana. A partir de um esquema proposto por Berruto (1993) para o grau de formalidade/informalidade de uma série de expressões que designam o verbo “morire” (morrer em italiano), foi feito um estudo para verificar se além de conhecerem o significado das expressões os alunos conheciam também os contextos em que tais expressões deveriam ser usadas. A partir dos resultados, foram conduzidas análises estatísticas com a utilização do software R para a validação dos dados. Comparando diretamente as médias obtidas entre as duas turmas, foi notado um aumento substancial na quantidade de expressões em conformidade com a referência de Berruto da turma que havia estudado a língua italiana por 1 ano para a turma que a havia estudado por 3 anos. Tal aumento evidencia, para a amostra considerada, a melhora da competência pragmática dos estudantes com o aumento de anos de estudo da língua.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

