LETRAMENTO LITERÁRIO E (A AUSÊNCIA DE) POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS E ESTADUAIS PARA O ENSINO DE LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.23022Palabras clave:
letramento literário, literatura em língua inglesa, ensino, PCNs, DCEs do Paraná.Resumen
Neste artigo, apresentamos discussões a respeito da teoria do letramento literário (ZAPPONE, 2008) e sua estreita relação com os diferentes meios em que a Literatura em Língua Inglesa (LLI) tem circulado no Brasil: histórias em quadrinhos, best-sellers, filmes, seriados, games, textos online. Apesar de esta abordagem teórica propiciar a inserção da LLI no ensino básico brasileiro, por meio de ficções que têm sido constantemente lidas por adolescentes, as políticas públicas educacionais discutidas: PCNs e DCEs do Paraná, não incentivam o trabalho com textos literários nas aulas de língua inglesa. Dessa forma, demonstramos como a LLI oficialmente aparece apenas no currículo de cursos de licenciatura dupla (português-inglês) ou única (inglês) em Letras, ainda que circule em formas não-institucionalizadas entre adolescentes fora da escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

