As relações homossexuais em Mulher Mat(r)iz, de Miriam Alves

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.83046

Keywords:

Literatura afro-brasileira, Escrita feminina, Identidade

Abstract

O artigo analisa três contos da obra Mulher Mat(r)iz (2011), de Miriam Alves: “Abajur”, “Os olhos verdes de Esmeralda” e “Minha flor, minha paixão”.  Nas três narrativas há personagens homossexuais que sofrem algum tipo de discriminação ou violência. O nosso suporte teórico são obras de Moema Parente Augel, Judith Butler, Angela Davis, Audre Lorde, que nos ajudaram a perceber as relações entre sexualidades e identidades nos contos. A representação que a autora propõe é importante para se pensar a constituição do “ser mulher” e do “ser homem” na sociedade contemporânea. As mulheres na obra de Miriam Alves assumem importantes papéis representativos na luta contra o racismo, a homofobia, a violência de gênero e os padrões androcêntricos. Desse modo, a literatura afro-brasileira de autoria feminina, além de propiciar a representação e autorrepresentação da mulher negra como escritora e protagonista, apresenta distintas formas de ser e estar no mundo.

Author Biographies

Letícia Gabriele Drey, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. Foi bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e do CNPq.

Demétrio Alves Paz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS

Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS.

Published

2022-03-04

How to Cite

Drey, L. G., & Paz, D. A. (2022). As relações homossexuais em Mulher Mat(r)iz, de Miriam Alves. Revista X, 17(1), 143–156. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.83046