“DEPOIS DE TANTOS ANOS JUNTAS, VOCÊ SEQUER ME ENSINA SUA LÍNGUA”: NARRATIVAS SOBRE QUESTÕES BASILARES DA POLÍTICA LINGUÍSTICA DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v13i1.60980Keywords:
Português escrito para surdos, estratégias de aprendizagem, políticas linguísticas.Abstract
O presente artigo objetiva discutir como jovens estudantes surdos compreendem questões basilares da luta da comunidade surda brasileira – fortalecida ao longo das últimas décadas – em favor de uma Educação Bilíngue para Surdos que institui, dentre outras premissas, o ensino da LIBRAS como primeira língua e português como segunda língua. Dessas questões basilares relativas ao português, destacam-se: os usos sociais da língua nas vidas desses estudantes e as relações que eles constroem com pessoas ouvintes. Para tanto, são analisadas narrativas produzidas em conversas com alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental II de uma escola de surdos localizada na cidade do Rio de Janeiro. Essas conversas indicam avanços em direção à educação bilíngue pretendida, como, por exemplo, a percepção de que o uso do português, oral e/ou escrito, não é, necessariamente, uma prática geradora de traumas, como frequentemente relatado por gerações anteriores à Lei de LIBRAS (BRASIL, 2002). Contudo, outras narrativas ainda indiciam pontos de conflito, tais como os relatos de que algumas famílias de surdos não sabem ou sabem pouca língua de sinais. Espera-se, com a discussão promovida a partir das vozes dos estudantes aqui focalizados, levantar e observar os pontos mencionados para que possam subsidiar, em trabalhos futuros, a busca de caminhos para a operacionalização de uma educação bilíngue para surdos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.