PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM RORAIMA: DA FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA À NECESSIDADE SOCIAL

Authors

  • Cora Elena Gonzalo Zambrano Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.60942

Keywords:

Português, Estrangeiros, Cursos, Acolhimento, Imigração, Formação.

Abstract

A atual realidade linguística dos habitantes do Estado de Roraima está marcada pela intercompreensão ou translinguagem, graças à desenfreada imigração venezuelana. Apesar de haver certa comunicação, pelo fato do espanhol e do português serem línguas próximas, os venezuelanos procuram os cursos de português oferecidos pelas instituições públicas, com o objetivo de aprenderem a língua e assim ampliarem as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, surge a necessidade de um ensino de língua portuguesa mais voltado para o social, com forma de acolher o imigrante de língua e cultura diferentes. No entanto, poucos professores roraimenses têm formação específica para ensinar português como língua não materna. Dessa forma, surgiu a necessidade de pesquisar quais Instituições de Ensino Superior oferecem cursos aos imigrantes e qual a formação oferecida nessa área. A metodologia foi qualitativa e os resultados mostraram que nem a UERR, a UFRR e o IFRR têm, nas suas grades curriculares, disciplinas obrigatórias voltadas para o ensino de LP a estrangeiros. No entanto, as duas primeiras, oferecem cursos desde 2006 e 2007, respectivamente, com professores e acadêmicos envolvidos no ensino e na pesquisa nessa área, porém, na perspectiva de PLAc, as duas instituições iniciaram apenas em 2017.

 

Author Biography

Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima

Colegiado de Letras da Universidade Estadual de Roraima.

Published

2019-07-26

How to Cite

Zambrano, C. E. G. (2019). PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM RORAIMA: DA FALTA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA À NECESSIDADE SOCIAL. Revista X, 14(3), 16–32. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.60942